I am home!

quinta-feira, 11 de abril de 2013

IEP - Internationally Trained Professionals

Sexta passada fui  a IEP Conference (Internationally Educated Professionals) gracas ao meu convivio no LEF (Learning Enrichment Foundation).Foi muito bom.Excelente!O evento eh muito organizado, todos voluntarios!Impressionante!Tivemos direito a pasta com caneta, bloco, bottom,barrinha de cereal etc.Ateh almoco ganhamos!Soh para terem uma ideia do evento totalmente free e que foi realizado no Metro Toronto Centre!!

Em varios auditorios ocorriam simultaneamente palestras para as diversas areas profissionais.Quem nao foi deve ir ,pois pela parte da manha assisti palestras de pessoas ligadas a empresas e area de saude e eles nos inspiravam o tempo inteiro de como criar o seu proprio network dentro da area de saude, antes de conseguir a revalidacao do seu diploma.Soh ouvimos palavras de total incentivo como "persistencia", " paciencia" e "determinacao".Paralelamente ocorria uma feira de empregos e cursos.Descobri que a area de saude pode atuar na area de biotecnologia sem precisar diploma!Basta fazer tipo  uma equiparacao de diploma (pago) e "you're ready to go"!
Quando cheguei no auditorio, como normalmente ocorre, haviam pessoas espalhadas por todo canto.Uma senhora comecou a gritar "c'mon folks, get together!be Canadian!!".Ela pedia para que todos sentassemos juntos, nada de ficarmos longe uns dos outros.A mediadora da mesa (nao lembro o nome dela agora), uma figura!Animada, mandava tocar musica (Michael Bubble e Josh Groban) e solicitou que escolhessemos uma pessoa para trocarmos informacoes sobre nossas metas no novo pais.Foi uma forma de treinarmos o Canadian way de criar um network.Conversei com um medico indiano que estah aqui ha 4 meses e estah fazendo um curso de ultrassonografia.Assim, ele fica trabalhando dentro do ambiente de saude, rendendo  loonies e toonies enquanto estuda para revalidar o diploma, o que, segundo ele, deve levar de 4 a 5 anos.Gostei de conversar com ele e ouvir a palestra da manha, pois me senti bastante confiante e motivado diante das decisoes que tomei para minha nova vida(isso ainda serah assunto para outro post).
 
Uma unanimidade: aperfeicoe o seu ingles.Eh vital para entrar no Mercado de trabalho.Tenho notado que o importante aqui eh ter fluencia.Ninguem presta atencao ao sotaque ou a alguns erros de gramatica.Conheci muita gente ateh agora com cargos expressivos em importantes instituicoes com sotaque bastante "pesado", porem com muita fluencia.
 
A tarde, a conferencia foi igualmente motivante.Varios profissionais falaram das suas experiencias como imigrantes e de como chegaram aos importantes cargos de direcao de empresas farmaceuticas, hospitais ou fundacoes.Foi muito, mas muito bom!!Percebi como temos que estar abertos as mudancas, as ofertas e possibilidades que a vida nos oferece neste novo pais.Nao podemos focar somente num ponto.Temos que ter o plano B.Tem que ter "flexibilidade", "resiliencia"!!Quem vem para o Canada sem estas minimas atitudes, pode ter certeza que a volta para o Brasil serah certa!!
 
Estamos aqui ha pouquissimo tempo, quase tres meses, mas jah percebi que as oportunidades aqui sao imensas para quem quer estudar, para quem tem persistencia, paciencia e resiliencia.Antes de partirem para uma nova vida, pesquisem muito, pensem muito na possibilidade de mudar de area (nem que seja temporariamente) e nunca vivam no passado.Nunca vivam de comparacoes com o que ficou para tras, no Brasil.Vivam este momento unico, o presente.Aceitem o presente como o presente que o Canada estah te oferecendo.E a vida seguirah...

4 comentários:

  1. Oi Marcelo
    Parabens pelos seus posts
    Acompanho seu blog ha muito tempo, seus altos e baixos no plano de imigraçao;e fiquei feliz quando tudo deu certo!
    Sou medico e estou na luta para conseguir a residencia permanente e estou aberto a experimentar novas areas ate validar meu diploma
    Um gde abraço
    ANDRADE JUNIOR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Andrade Jr.!Espero que tudo deh certo e venha preparado para ser feliz!Ab

      Excluir
  2. Bem legal isso, Marcelo, e é muito bom ver alguém que REALMENTE está disposto a encarar outras áreas para se inserir no mercado. Na maioria dos casos, a gente vê o pessoal falando que encara o que for, mas, na hora H, não dão a cara a tapa.

    Parabéns pela postura e depois conta pra gente seus projetos profissionais! Eu mesmo acho que vou acabar tendo de ir pra outra área e até fazer uma nova facul!

    Abraço
    Doug
    http://jornadaparaonorte.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que otimo, Doug!Temos que encarar a vida aqui com muita disposicao, humor e humildade!O importante aqui eh fazer o que se gosta, mesmo que n seja a sua area pelo menos por um tempo e ser feliz!Condicoes para quem quer estudar e trabalhar, aqui tem bastante, basta ir a luta!

      Num outro post eu escrevo sobre os meus projetos e como eles estao se concretizando!

      Que sua etapa federal seja bem rapida!boa sorte!Abraco!

      Excluir