I am home!

quinta-feira, 21 de março de 2013

LEF - Learning Enrichment Foundation

 
Primeiro vou falar rapidinho como fui parar ai no LEF.Jah falei antes que fui ateh o Skills For Change porque comecei a frequenter um LINC perto de casa e nao gostei.Lah tive uma atendimento  com uma counsellor que me enviou para o YMCA para fazer o CLB (Canadian Language Benchmarks).Todos que estao a par do processo de imigracao ja leu ou ouviu falar sobre esta prova.Eh uma das provas de proficiencia em ingles aceitas para imigrar ou para entrar em colleges e universidades aqui.Pois bem, a prova eh bem mais facil mesmo do que o IELTS.A parte de listening e speaking eh muito tranquila.Voce faz com um orientador, ele ou ela vai ativando o audio aos poucos e voce tem que repetir o que a pessoa falou.O grau de dificuldade vai aumentando, pois os textos vao ficando maiores e com uma linguagem mais "rebuscada".Depois, o orientador conversa com voce, fazendo perguntas baseadas no que foi ouvido.Quem quiser ter uma ideia de como eh a prova pode acessar aqui.A parte de reading e writing eh super tranquila.
 
 
Quem for fazer a prova , leve os seus documentos do landing ou o PR card se jah estiver em maos.Sai do YMCA com o resultado em maos e jah registrado num novo LINC.Ele dao preferencia em te colocar perto de sua casa.No meu caso, o mais perto era o Skills For Change, mas como n tinha vaga, fui para o LEF.Nao eh muito perto nao, mas levo em torno de 40 minutos de onibus para chegar.Tranquilo!Claro que fui no SFC tentar ficar lah.Falei com a counsellor e ela me colocou numa lista de espera para ser chamado no inicio de Abril.Mas, sabem de uma coisa?Adorei o LEF!Eh longe, lah onde o vento faz a curva, onde Judas perdeu as botas, mas fui tao bem recebido, tao bem orientado  que se o Skills me ligar, vou desistir!O local eh muito agradavel.Limpo,amplo, super organizado, cheio de computadores para utilizarmos, uma cozinha industrial que oferece refeicoes a $1.50 e $2.Dia de quinta feira tem feira de organicos e vendas de diversos produtos, como bijouterias e ateh produtos da Avon.O refeitorio eh enorme!As salas tem janeloes de vidro imensos e cada uma tem uma cor.Alem do mais fornecem tokens para nos deslocarmos para a aula.E a professora?Nao poderia ser melhor!Uma autentica senhora canadense de Toronto mesmo que estah me enchendo de informacoes sobre o Canada, sobre empregos e me fornecendo contatos de orientadores profissionais da area de saude.Adorei!Nao vou sair de lah!

A orientadora que me atendeu lah, Keisha, hiper simpatica, super accessivel.Me orientou sobre TUDO que vcs podem imaginar.Me falou dos meus direitos e ateh sobre o cuidado que nos newcomers temos que ter com o nosso credito no pais.Ela se disponibilizou para qualquer coisa que eu precisasse, poderia procura-la.Ela se acabou de rir quando estava preenchendo uns forms porque eu cheguei na ultima semana de aula e que terah a formatura dos alunos dia 28!!E como entrei no ultimo nivel, ela disse que se ela fosse minha professor, me forneceria o diploma!Mas, quanto a isso, jah conversei com Marion, a teacher e ela disse que eu posso continuar na sala dela e que ela soh n quer que me sinta "bored" jah que as pessoas que vao iniciar proximo term vem de outro nivel.De forma alguma, continuarei sim e muito satisfeito.Ah, sim, todo dia ganhamos exemplar do Toronto Star!
 
 

6 comentários:

  1. Que beleza, Marcelo!!!
    Sabe que eu e o marido fizemos esse teste, mas não fomos indicados a aula nenhuma, e nem recebemos orientação para newcomers ou ajuda profissional...
    Nosso começo aqui foi meio torto, td que conseguimos ou descobrimos foi mérito nosso... ngm nos ajudou!!! :(
    Que bom que por aí as coisas estão melhores... e que continuem melhorando!!!!
    Super beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muita orientacao por aqui ,Pati!Mas, tb eu tenho eh corridor atras de tudo!Muita informacao!Fiquem bem!bj

      Excluir
  2. Poxa, bem legal essa recepção! Deve ser muito bom ser tão bem orientado assim, a adaptação (e a nossa boa vontade para com ela) só aumenta!

    Sucesso aí!
    Doug
    http://jornadaparaonorte.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    Acabo de descobri o blog de vcs através da dupla canadense. Estou adorando acompanhar. Que interessante, não conhecia essa prova. Obrigada por compartilhar tantas dicas valiosas. Uma boa semana para vcs.

    Thaisa - Rio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado,Thaisa!!Continue comentando, isso me estimula a escrever.Jah pensei ateh em parar,mas quando vejo q estou sendo util de alguma forma, fico feliz!Boa semana p vc tb!Ab

      Excluir